O escritório Reis Carvalho Advocacia sediou, em duas ocasiões, a reunião de membros dos “Voluntários de Deus”. As reuniões aconteceram em 02 de dezembro de 2019 e em 17 de fevereiro de 2020.
Os Voluntários de Deus, uma ramificação do Movimento dos Focolares, são homens e mulheres de todas as profissões e categorias sociais, que escolhem seguir Deus de forma radical e livre – daqui a palavra “voluntários” – vivendo, na cotidianidade da sua vida, a espiritualidade evangélica da unidade.
Em 1956, diante dos trágicos acontecimentos da Hungria,o papa Pio XII pronunciou o ardoroso apelo: “Deus, Deus, Deus…”, para que ecoasse “o nome de Deus nas praças, nas casas, nas oficinas…”.
Chiara Lubich, fundadora do Movimento dos Focolares, acolheu aquele grito, e como um reflexo dele afirmou: “São necessários autênticos discípulos de Jesus no mundo. Discípulos que, voluntariamente, o seguem. Um exército de voluntários, porque o amor é livre (…). Uma sociedade que testemunhe um único nome: Deus”.
A resposta foi imediata: funcionários, médicos, enfermeiros, operários, políticos, professores, empresários etc. quiseram ser estes “voluntários de Deus”. Um chamamento tipicamente leigo, porque sentem “a vocação característica de permear as realidades humanas com o espírito de Deus”. Uma tal vida fascinou muitas pessoas, que se comprometeram neste caminho de santidade, na medida em que o Movimento difundiu-se nos cinco continentes.
Para saber mais, visite: focolare.org.